.

0 item(s)

Polícia Científica do Paraná - Médico Legista Área B - Específico

Duplo clique na imagem para vê-la ampliada

Reduzir
Aumentar

Mais visualizações

Polícia Científica do Paraná - Médico Legista Área B - Específico

Descrição rápida

Composição do curso : Videoaulas + Tutoria
Carga horária: 80 h/a
Início: Imediato
Graduação em medicina e registro no respectivo órgão de classe.
Carteira Nacional de Habilitação B.

Availability: Em estoque

R$1.000,00

Detalhes


1. Carga horária total: 80 h/a (segundo o padrão estabelecido pelo MEC)
2. Composição do curso: videoaulas + tutoria
3. Início: Imediato
4. Duração do acesso ao curso: 90 dias
5. Adequação do conteúdo ao previsto no edital: As aulas são montadas pelo professor da disciplina e os conteúdos são por ele selecionados considerando a relevância da informação disposta no edital.
6. Contato com a coordenação: cursos.ifar@gmail.com
8. Exercícios: a quantidade de questões resolvidas em cada videoaula é definida pelo professor em função da conveniência e da necessidade imposta pelo conteúdo.
9. Material didático do curso: apostila em pdf com os slides da aula ministrada.


Em decorrência da Emenda Constitucional Estadual nº 10, de 24 de outubro de 2001, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal desvincularam-se do Departamento da Polícia Civil, passando a constituir a Polícia Científica do Estado do Paraná. Trata-se de uma unidade administrativa, técnica e financeiramente autônoma, subordinada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná..

* Vencimento: R$ 9.264,57

* Vagas: 54 vagas previstas

* Edital do Concurso:



CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1) História da Medicina Legal.

2) Organização da Medicina Legal no Brasil: Estrutura funcional dos Institutos de Medicina Legal.

3) Conceito e campo de ação da Medicina Legal.

4) O papel do Médico Perito nos processos judiciais.

5) Ética da perícia médica.

6) A importância da autonomia nas perícias.

7) Documentos médico-legais: Relatórios, pareceres e atestados.

8) Traumatologia Forense: Noções gerais: estudo dos instrumentos perfurantes, cortantes, perfurocortantes, contundentes, corto-contundentes, perfuro contundentes e lesões correspondentes. Agentes físicos não-mecânicos: lesões causadas por temperatura, eletricidade, pressão atmosférica, explosões e das energias ionizantes e não-ionizantes. Lesões típicas em casos de tortura. Lesões corporais: análise e crítica do artigo 129 do Código Penal.

9) Tanatologia Forense: Noções gerais: sinais de morte; lesões vitais e pós-mortais. Cronotanatognose e fenômenos cadavéricos; necropsia médico-legal. Tipos de asfixias: enforcamento, estrangulamento, esganadura, sufocação, soterramento, afogamento, confinamento, gases inertes e outras.

10) Toxicologia Forense: Noções gerais; embriaguez etílica e outras drogas. Estudo médico-legal das lesões causadas por cáusticos e venenos.

11) Antropologia Forense: Noções gerais: princípios de identificação humana; identificação de identidade. Exumações. Ossadas: diagnóstico médico-legal da espécie, sexo, idade e estatura em ossadas e restos humanos; sinais de violência.

12) Genética Forense: Noções gerais. Investigação de paternidade, de maternidade e ambos. Aplicações médico-legais do DNA.

13) Laboratório médico-legal: Identificação de manchas de líquidos orgânicos.

14) Sexologia Forense: Noções gerais. Estudo médico-legal da conjunção carnal ilícita e dos atentados ao pudor. Estudo médico-legal do abortamento e do infanticídio. Estudo médico-legal das situações de dubiedade sexual, transexualismo, pseudo-hermafroditismo, hermafroditismo e outros distúrbios da sexualidade.

15) Psicopatologia Forense: O conceito de inimputabilidade, semi-imputabilidade e sua averiguação médico-legal; aplicações no campo penal. O conceito da responsabilidade civil e sua averiguação médico-legal.

16) Infortunística médico-legal: Conceito de acidente de trabalho. Legislação e perícias de acidente de trabalho. Perícias securitárias.

17) Criminologia: Criminogênese. Estudo do crime e do criminoso. Profilaxia e terapêutica criminal.

18) Responsabilidade civil e criminal do médico: Legislação e aspectos periciais.

19) Perícias cíveis e administrativas: Legislação. Critérios de avaliação de dano. Nexo causal.







Os vídeos possuem duração aproximada de 30 minutos. Cada aula pode ser visualizada por duas vezes. A aula é considerada como visualizada a partir do encerramento do vídeo ou da finalização da sessão na qual o aluno está conectado ao ambiente do curso. Não é possível o acesso de dois IPs simultaneamente (utilizando o mesmo usuário)





Tags do produto

Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.


SiteLock