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SEE/DF - Analista de Gestão Educação - Psicologia - Completo

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SEE/DF - Analista de Gestão Educação - Psicologia - Completo

Descrição rápida

Carga Horária Total: 240 h/a
Composição do curso : Videoaulas + Tutoria
Início: imediato.
Duração: até 05/02/2017

Availability: Em estoque

Preço normal: R$650,00

Preço especial: R$580,00

Detalhes



1. Carga horária total: 240 h/a (segundo o padrão estabelecido pelo MEC)
2. Composição do curso: videoaulas + tutoria
3. Início: imediato.
4. Duração do acesso ao curso: até 05/02/2017
5. Adequação do conteúdo ao previsto no edital: As aulas são montadas pelo professor da disciplina e os conteúdos são por ele selecionados considerando a relevância da informação disposta no edital.
6. Contato com a coordenação: cursos.ifar@gmail.com
8. Exercícios: a quantidade de questões resolvidas em cada videoaula é definida pelo professor em função da conveniência e da necessidade imposta pelo conteúdo.
9. Material didático do curso: apostila em pdf com os slides da aula ministrada.


O psicólogo da Secretaria de Educação deve proceder ao estudo do comportamento do aluno em relação ao sistema educacional e às técnicas de ensino empregadas e aquelas a serem adotadas, baseando-se no conhecimento dos programas de aprendizagem e das diferenças individuais, para colaborar no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes, com vistas à melhor receptividade e ao aproveitamento do aluno e a sua auto-realização.

* Vencimento inicial: R$ 4.223,76,00 (Vencimento + 30% de gratificação + Alimentação + Auxílio Saúde).

* Vagas: 24 (serão corrigidas 100 redações)

* Plano de Carreira: LEI 5.105

*EDITAL 2016



CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA - Vitor Barbosa, Átila, Lucas Gonçalves.

LODF - Pablo da Nóbrega

DIREITO ADMINISTRATIVO - Pablo da Nóbrega, Helder Saraiva.

BASES LEGAIS - Andreia Sousa, Adilson Valentim, Heron Duarte

ATUALIDADES - Urani, Otoniel Linhares, Araújo

LEGISLAÇÃO ESPECECIAL - Andreia Sousa, Adilson Valentim, Heron Duarte
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


1. CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS

1.1. LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
5.1 Emprego das classes de palavras.
5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
5.4 Emprego dos sinais de pontuação.
5.5 Concordância verbal e nominal.
5.6 Regência verbal e nominal.
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
6.1 Significação das palavras.
6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.
6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).
7.1 Aspectos gerais da redação oficial.
7.2 Finalidade dos expedientes oficiais.
7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento.
7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

1.2. LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL:
1 Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal.
2 Da organização do Distrito Federal.
3 Da Organização Administrativa do Distrito Federal.
4 Dos Servidores Públicos.

1.3. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:
1 Estado, Governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.
2 Organização administrativa do Estado. 3 Administração direta e indireta.
4 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos.
5 Poderes administrativos.
6 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação.
7 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado.
8 Lei Complementar nº 840/2011 34 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais.).

1.4. BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DISTRITAL:
1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação
2 Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
3 Resolução nº 01/2012‐CEDF (alterada em seus dispositivos pela Resolução nº 01/2014‐ CEDF e pela Resolução nº 02/2016‐CEDF).
4 Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
5 Políticas Públicas para a Educação Básica.
6 Gestão Democrática.

1.5. ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA):
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, ecologia e suas inter‐relações.

1.6. LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA:
1 Plano Nacional de Educação (PNE 2014‐2024).
2 Plano Distrital de Educação (PDE 2015‐2024).
3 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
4 Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1  Psicologia  da  aprendizagem:  teorias  da  aprendizagem,  princípios  básicos  do  Behavorismo  e  implicações  educacionais,  epistemologia  genética  de  Jean  Piaget,  perspectiva  sócio‐ interacionista  de  Vigotsky,  a  teoria  da  complexidade  de  Edgar Morin, a  clínica  psicanalítica  da  criança  e  do  adolescente  com  dificuldades  de  aprendizagem.  Competências  e  habilidades  para  atuar,  intra  e  interdisciplinarmente,  na  escola e  na  comunidade  escolar. 
2  Teorias  da  aprendizagem:  processo  de  ensino‐ aprendizagem, relação professor e aluno, bases psicológicas da aprendizagem. 
3 Conhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais  diferenciados. 
4  Universo  afetivo  e  sociocultural  do  estudante  no  cotidiano  escolar.  4.1  Implementação  de  sistemas  motivacionais  com  a  participação  direta  do  professor/aluno. 
5  Função  preventiva  na  atuação  do psicólogo escolar: papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na Educação Básica. 
6 Necessidades  especiais  na  aprendizagem.  6.1  Caracterização  e  orientação  da  pessoa  com  deficiência.  6.2  Alternativas  de  intervenção  diagnóstica,  práticas  pedagógicas  e  apoio  às  adequações  curriculares.  6.3  Orientação  ao  professor  e  à  comunidade  escolar. 
7  Metodologia  de  projetos,  interdisciplinaridade  e  globalização do conhecimento, análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em  sua relação com a sociedade. 
8 Educação continuada dos profissionais da escola: o trabalho do psicólogo com  os professores e os servidores. 8.1 Educação corporativa, educação a distância, projeto pedagógico. 
9 Código de Ética Profissional do Psicólogo.







Os vídeos possuem duração aproximada de 30 minutos. Cada aula pode ser visualizada por duas vezes. A aula é considerada como visualizada a partir do encerramento do vídeo ou da finalização da sessão na qual o aluno está conectado ao ambiente do curso. Não é possível o acesso de dois IPs simultaneamente (utilizando o mesmo usuário)





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